sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sistema Tegumentar (Anexos da Pele)

São estruturas que exercem várias funções na pele, são formadas quase sempre por invaginações da epiderme na derme como as glândulas sudoriparas. Algumas delas serão descritas a seguir:

Glândulas Sudoriparas: São glândulas produtoras de suor que, esfriam a pele quando sua temperatura está elevada além de excretarem toxinas. Elas se dividem em dois sub-tipos: ¹ Glândula Sudoripara típica (ou écrina) e ²glândula Sudoripara Atípica (ou apócrina). As glândulas típicas são encontradas em toda a superfície do corpo com maior concentração na palma das mãos e planta dos pés, produzem e excretam uma solução basicamente composta de água e alguns sais. São glândulas exócrinas bem pequenas formadas por um enovelado de células que excretam sua solução diretamente na superfície da pele através de estruturas tubulares conhecidas como poros. Glândulas Atípicas são encontradas em regiões da pele coberta de pelos com as axilas e a região perianal, são maiores que as glândulas típicas e mais profundas, sua solução excretada além de água e sais é constituída de parte do citoplasma de suas células excretoras dando a essa solução um odor fétido. Outra característica que as diferem das típicas e o local onde sua solução é excretada, ao contrario delas as glândulas atípicas liberam sua solução através de túbulos dentro do folículo piloso (novelo que abriga a raiz dos pelos).
Glândulas Sebáceas: São glândulas encontradas em toda superfície coberta de pelos, são estruturas que se enovelam no folículo piloso e excretam uma solução rica em lipídios chamada de sebo que lubrifica e protege os pelos e a superfície da pele, este sebo também tem ação microbicida pois possui enzimas com a capacidade de digerir alguns microorganismos. Existem locais da pele que não contem pelo más possuem glândulas sebáceas como a mucosa da glande do pênis e dos lábios menores da genitária feminina.
Unhas: São placas encontradas na superfície distal dos dedos formadas de queratina dura fortemente unidas umas as outras, originam-se de células epiteliais que foram sua raiz. em média elas crescem cerca de 0,5 mm por semana e alterações e deformidades dela podem indicar algumas disfunções endócrinas e psíquicas. Acredita-se que servem para proteger os dedos contra lesões pois suas pontas sofrem muita pressão e atrito e a ausência delas permitiria tal problema.
By Thiago Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário