segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sistema Tegumentar

O Tegumento
É um sistema formado pela pele e seus anexos, exerce varias funções como: proteção dos órgãos internos, proteção contra a entrada de microorganismos, impermeabilidade do corpo além de ser responsável pelo sentido do tato e participar da regulação da temperatura corporal entre outras funções. A pele é o maior órgão do corpo humano e é formada por duas camadas distintas, Derme e Epiderme e repousa sobre uma tela subjacente a ela, composta por tecido adiposo (Rico em adipócitos) que é conhecida como hipoderme, esta camada auxilia na manutenção da temperatura corporal e na fixação da pele ao corpo. A hipoderme como foi dito é um tecido subjacente a pele ou seja ela não faz parte das camadas da pele que compreende apenas Derme e Epiderme.

Epiderme
É a camada mais superficial da pele, ela deriva da ectoderme embrionária, é um tipo de epitélio (estratificado multi-pavimentoso), sua espessura depende de sua localização pois em áreas que sofrem mais atrito esse epitélio torna-se mais espesso (principalmente na palma das mãos e planta dos pés).
Ela assim como outros epitélios não recebem vascularização e a nutrição de suas células dar-se na sua camada mais profunda que tem intimo contato com a derme (que é vascularizada). Esta camada mais profunda é denominada de camada germinativa, ela tem ação mitótica intensa e produz novas células que empurram as células mais velhas em direção a superfície da pele. Estas células recém geradas por mitose, recebem um aporte de sobrevida de nutrientes através da lamina basal (camada de células que separa derme de epiderme) e duram aproximadamente 12 dias chegando já mortas a camada mais superficial da epiderme camada esta que descama constantemente para que haja a renovação da pele.
A epiderme é formada por cinco camadas que são: Duas Camadas Germinativas ¹Basal e ²Espinhosa, Camada Granulosa, Camada Transparente e a mais superficial delas a Camada Córnea.
Camada Germinativa Basal: É a mais profunda das camadas da epiderme, ela é formada por células mais o menos cilíndricas unidas umas as outras através de desmossomos (junções celulares formadas por placas e filamentos protéicos) e apóiam-se sobre a lamina basal, estas células sofrem mitoses sendo a camada germitativa basal a responsável pela renovação constante da epiderme.
Camada Germinativa Espinhosa: Esta camada repousa sobre a camada germitativa basal, suas células são poliédricas com citoplasma rico em tonofiblilas, tem forma espinhosa devido a projeções de seu citoplasma e também são ligadas umas as outras através de desmossomos. É uma camada que confere resistência a atritos e infecções a pele.
Camada Granulosa: Suas células são achatadas e possuem grânulos precursores da queratina, estes grânulos possuem uma membrana fosfolipídica que impede a passagem de algumas substancias como por exemplo a água impedindo assim a evaporação. A medida em que esses grânulos (basófilos de queratina) se desenvolvem promovem a desintegração do nucleo celular culminando em sua morte.
Camada transparente ou lúcida: Camada delgada que forma uma fina linha clara, brilhante e homogênea composta de células achatadas anucleadas com citoplasma rico em eleidina que mais tarde se transformará em queratina.
Camada Córnea: É a camada mais superficial da epiderme, é nela que a eleidina é transformada em queratina, estás células já mortas tornam-se escamas córneas que aderem umas as outras promovendo a impenetrabilidade de agentes externos que possam vir a agredir nosso organismo.

Derme
A Derme é a camada mais profunda e mais espessa da pele, ela repousa sobre tecido adiposo e é bastante vascularizada, consiste em um tecido conjuntivo (TC) frouxo que deriva da mesoderme embrionária e possue duas camadas sem delimitação entre si. Tem muita matriz extracelular (MEC) composta de fibras de colágeno e suas células são na grande maioria fibroblastos más, também podem ser encontrados macrófagos e adipócitos sempre em conjunto. As camadas da derme são a camada reticular mais espessa e camada papilar formada por papilas dérmicas.
Camada Reticular: É a chamada que está logo acima da tela subcutânea, que recebe este nome por que sua MEC se entrelaça formando uma espécie de rede, tem poucos capilares contendo um numero mais elevados deles apenas em suas estruturas anexas.
Camada papilar: É uma camada formadas por projeções da própria derme na epiderme chamadas de papilas dérmicas, possuem uma rede capilar muito grande em forma de alça que adentra essas papilas para dar aporte nutritivo as células da epiderme estas estruturas também são responsáveis pela formação de conhecidas marcas na pele chamadas de impressões digitais encontradas em toda a palma da mão e planta dos pés.
by Thiago Ribeiro


veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário